sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Introdução ao Módulo 3 - Democracia Participativa e Cidadania Planetária

As tecnologias da Informação e da comunicação (TIC's) têm aumentado consideravelmente as possibilidades de nos comunicarmos e fazer circular a informação, originando mudanças significativas em todos os âmbitos de nossas vidas.

Tendo refletido nos módulos 1 e 2 sobre a complexidade das  modernas relações de comunicação social promovidas pela utilização cada vez mais generalizada das TIC's é também fundamental debater como ocorre a participação cidadã no século XXI, onde temos à nossa disposição uma tecnologia em constante evolução.

Em função disto, a participação cidadã no ciberespaço abre aos cidadãos, às associações e aos movimentos sociais uma nova realidade de relações a partir da ideia de rede, isto é, os cidadãos organizados em redes sociais diversas têm contribuido para o que Pierre Lévy chama de Inteligência Coletiva, que é resultado do constante debate de ideias e partilha de experiências e saberes, essencial para a construção de um novo conhecimento.

Para melhor fundamentar o nossas discussões sobre Democracia Participativa e Cidadania Planetária, tema do Módulo 3, vos convido a acessarem o link abaixo, que traz algumas considerações importantes sobre a construção da democracia participativa.


No que se refere aos seminários sobre Democracia Participativa, que terão início na semana de 14 a 19 de Novembro de 2011, cabe destacar que:

1- cada tema receberá uma pasta no arquivo do e-grupo, para receber as contribuições das equipes responsáveis;

Os temas das equipes são:

Grupo 1 - Redes Sociais e Democratização da Mídia

Grupo 2 - Redes sociais e mobilizações mundiais anti neoliberalismo

Grupo 3 - Redes Sociais e mobilizações sociais anti corrupção no Brasil

Grupo 4 - Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis em Rede Social

Grupo 5 - Movimento Estudantil em Rede Social

2- As equipes responsáveis por cada tema serão responsáveis por fomentar o debate no e-grupo.

3-  As equipes deverão ENTREGAR NO DIA DE SUA APRESENTAÇÃO o relatório escrito. Os trabalhos que apresentarem cópia -ainda que parcial- da internet serão desconsiderados. As citações de outros textos deverão conter as referências. Como já visto na ementa, somente serão aceitos trabalhos digitalizados. Formato: Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço ½ entre linhas e texto justificado.

4- O data show será permitido nos seminários unicamente para apresentação de imagens, fotos, vídeo.

Estes três procedimentos serão avaliados como parte da nota referente os seminários, a ser recebida pelas equipes.


Bom trabalho!!

Um comentário:

  1. Somos do Grupo 3 Redes e mobilizações sociais anti corrupção no Brasil Everson Diego Adalberto Anderson e Elias do 2º periodo Bacharelado N Boa tarde, Jarbas incentiva mobilização das redes sociais contra corrupção.
    Para ele, o que está sendo questionado nas ruas pelo movimento é, em última instância, o próprio sistema representativo. "A primeira e histórica mobilização promovida pelas redes sociais no Brasil é o fato político mais importante deste início de século".

    ResponderExcluir