Apresentação da Disciplina

Sociológica Geografia:
Introduzindo a Sociologia à Geografia

A disciplina de Introdução à Sociologia do Curso de Geografia - Licenciatura e Bacharelado - da UFAL - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente / IGDEMA - , componente da grade curricular do segundo período do curso, ministrada pela Professora Doutora Paula Yone Stroh vem trabalhando desde o primeiro semestre de 2009, as formas de interação social para construção do pensamento crítico e a relação da sociedade com os meios de comunicação e proliferação de informações.

Por este motivo, a internet vem sendo objeto de estudo durante as aulas, o objetivo é compreender o seu papel quanto hospedeira e criadora das redes sociais, onde as relações sociais se intensificam aumentando a escala de difusão de informações... é a partir daí que surge a Cidade Virtual, comandada pela Inteligencia Coletiva.
É um lugar onde o espaço-tempo é encurtado, onde as informações são imediatas e a globalização é exibida e explorada da maneira mais visível e acessível possível.

A vida social virtual depende da vida social real, logo, compreende-se que os limites da imaginação dos homens é tão grande que o possibilita criar uma extensão da vida real para satisfazer suas necessidade, porém, esta extensão acaba se tornando tão real na sociedade, que já não se sabe mais qual sociedade cria e qual reproduz.

Como a sociedade antiga vê a internet hoje em dia? Quais as formas de contribuir para a melhoria das cidades virtuais? De que forma é possível utilizar a internet como ferramenta de interação social e ensino? Quais os benefícios da internet? E os malefícios? Como filtrar a grande quantidade de informações e transforma-la em conhecimento? Como contribuir nesta nova rede social? Qual o papel da internet na Geografia?

Serão discutidas estas e outras questões durante as aulas, que serão baseadas obras em autores como Pierre Levy, Mattelart e Marietto... Nos próximos posts será possivel visualizar algumas atividades realizadas em sala de aula e os materiais utilizados nas discussões.

Sejam bem vindos ao espaço virtual das turmas de Introdução à Sociologia! :)