Espaço dos Alunos

Este espaço é destinado às contribuições dos alunos, que podem construir coletivamente o Blog da disciplina enviando seus textos e análises de acordo com os debates desenvolvidos na sala de aula, é uma oportunidade de incitar a prática da escrita e lançar à sociedade suas ideias como cidadão social construtor de concepções. 
Confira abaixo:
______________________________________________________________

A SOCIEDADE E A REVOLUÇÃO DE SUAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

Daniella Felix Caldas
Aluna do 2° período Curso de Geografia Bacharelado da UFAL, 2010/2
              Geovânia Ricardo dos Santos
Aluna do 2° período Curso de Geografia Bacharelado da UFAL, 2010/2
              Samuel Vitor Oliveira dos Santos
Aluno do 2° período Curso de Geografia Bacharelado da UFAL, 2010/2


A revolução das comunicações que se deu através dos últimos séculos, trouxe uma nova realidade provida de inúmeros espaços transformadores no meio social. Quando a humanidade ainda percorria suas curtas pegadas pela superfície terrestre, não se imaginava a dimensão que o homem – iniciando como nômade caçador-coletor à sedentário neolítico – conquistaria diversas extensões possíveis.

O processo de dispersão do homem, evidenciado desde a “noção de existência”, o levou a uma ocupação mais ampla do espaço. A sedentarização do homem possibilitou sua ascensão e a transformação do meio e das relações de mundo, trazendo importantes símbolos/características particulares na evolução humana.

Seu desenvolvimento se traduziu em partida dos grupos, a favor da demografia que trouxe progressiva expansão para as zonas geográficas, tanto com relação ao espaço e a ocupação/organização deste.

A formação dos diferentes espaços, como o ciberespaço – constituído pelo homem – nos trás novas tendências históricas, culturais, políticas e geográficas. Essas novas realidades se ampliam consideravelmente no datar do tempo.

A potencialização da revolução informacional contemporânea surgido do processo da Revolução Industrial, que transformou as situações na zona rural-urbana pode-se evidenciar uma característica única entre o meio, denominando os lugares numa semelhante rede de vários fluxos e intensificação do crescimento demográfico e das migrações sazonais ou temporais.

A mobilidade na sociedade urbana mundial não pode descrever-se como o nomadismo de caçador-coletor, uma vez que, na atual era tem proporcionado à intensificação e rapidez no fluxo dos contatos em escala planetária. Ressaltando que a interação se conclui nos progressos das técnicas de transporte e comunicação, como: o desenvolvimento dos correios, o automóvel, o telefone, rádio/televisão, entre outras formas.

O centro e a periferia apresentam-se como as manifestações mais evidentes dos diferentes extremos de ligações como à questão do poder e da exclusão. Centro é interconectado consigo e com o mundo, os contatos são acessíveis, diferente da periferia que é mal conectada consigo mesma, sendo controlada pelo centro e seus contatos estão distanciados e são de difícil acesso.

Já nas interconexões dos computadores, a precisão das potências coletivas de comunicação sobressai-se em contra partida como os instrumentos de informação que canalizam e entrelaçam os fluxos e centros virtuais e auxiliam as capacidades cognitivas humanas.

O ciberespaço nos remete conexões humanas consigo mesmo, cujas preocupações a surgirem não trazem condições igualitárias entre homens e sim um aperfeiçoamento de interconexões no mesmo, que no crescente número de computadores e dos servidores conectados, os grupos humanos e as informações acessíveis ficam qualitativamente e quantitativamente expresso.

Ainda citando o ciberespaço podemos dizer que, de todas as técnicas de comunicação, este é o desenvolvimento mais rápido de toda história com um toque de originalidade e totalmente distinguível entre as demais.

O ciberespaço tem como principal atração, a comunicação interativa e coletiva, sua utilização pode-se dá para emitir informações de um núcleo. Sua caracterização simples apresenta-se difícil, pois ele envolve todos os outros tipos de mídias, interligadas, além dos instrumentos existentes no próprio ciberespaço e os que ainda serão programados especificamente para o uso no interior do mesmo. E todos os instrumentos serão utilizados por todos os indivíduos que desfrutam do complexo mundo virtual.

Sob o uso de internet assinada, surge o pluralismo no meio virtual, que segundo Pierre Lévy, é uma condição para que a voz da minoria possa ser ouvida. A essência da cibercultura está talvez nessa passagem entre seleções, hierarquias e sínteses por toda parte, diferentes e em constante mutação conforme as pessoas, os grupos e as circunstâncias.

Pierre Lévy comenta que o sistema Web se integrará progressivamente ao mundo material, quando incluído o correio eletrônico e os grupos de discussão, dando a ideia de materialização do contexto que envolve a comunicação da sociedade, nesse aspecto, incluindo a cultura.

O autor ainda faz uma relação entre a página no ciberespaço e página como materialização, como território que contém um proprietário, porém a página no sistema Web é a parte de um todo, ela aparece com uma forma de orientação por está vinculada ao resto da rede.

A Web inclui uns aglomerados de opiniões e visões diferentes. A criação de um site pode ser feita por qualquer indivíduo, que poderá ter um canal ou qualquer outra página apresentando seu ponto de vista, singularidade, apesar de muitos textos parecidos e relacionados dentro do próprio sistema Web. Assim cada site está de forma parcial numa hierarquia.

O ciberespaço aponta para o hipertexto, que será a reunião de textos num só “ambiente” que incluirá a sociedade e sua cultura. Porém surge um paradoxo, essa reunião se dá por conta da capacidade de que cada indivíduo pode proporcionar a criação de seus sites próprios. Nesse contexto, não haveria mais desigualdades entre o proprietário da página e os outros, pois cada um terá a sua própria, e estas estarão ligadas na Web. Se cada pessoa tem seu próprio site ou sua página não haverá unificação. É aí que surge o ponto de oposição.


 
REFERÊNCIAS


LÈVY, Pierre. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In: MARTINS, F. M. e SILVA, J. M. (org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. POA: Sulina/Edipuc RS, 2000. p. 1 – 11.



15 comentários:

  1. Cadê o link do texto: "Comunidades Virtuais: gerando identidades na Sociedade em Rede." ?
    Aprofessora Paula falou que o link estaria aqui.
    =X

    ResponderExcluir
  2. Todos os links estão no Programa do curso. Vê lá!

    ResponderExcluir
  3. Segue o link do video do edgar morim do youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=shOEPRPDZEY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  4. Povo!
    segue minha contribuição, o primeiro é um site que disponibiliza muito material digitalizado e escaneado, tem busca por autores e muitos clássicos, inclusive livros do Pierre Levy, olhem aí: http://colecoesnerds.weebly.com/

    A segunda é um novo vídeo da moça do "Historia das Coisas": http://www.youtube.com/watch?v=MPWgqkIVgbw

    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olha esse site ai galera:
    http://baixandonafaixa.blogspot.com
    Muito bom. Ai vcs vão encontrar muitos documentarios raros e com incriveis conteúdos.
    Também indico esse documentario, logo abaixo.
    http://baixandonafaixa.blogspot.com/2011/08/audio-legenda-ptbr-formato-video-avi.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei a música banda larga cordel encantado de Gilberto, em uma única música ele o autor, comentou e bem produzido, um mundo que ainda é desconhecido por muitos ainda em nosso século.
    Uma boa fonte de reflexão e entendimento do modulo deste semestre.. .

    ResponderExcluir
  7. Pessoal aproveitem bastante os conteúdos a serem trabalhados...tem muita coisa legal aí!!!

    ResponderExcluir
  8. Assistam esse vídeo, muito bom!!!
    http://barretocordel.wordpress.com/ A voz do Cordel...

    OU

    http://www.youtube.com/watch?v=GO52Rvc9Q2c&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  9. Everson Diego Vasconcelos. No texto de SORJ, descreve a questão significado da Sociedade da Informação, da exclusão digital e suas relações com outras formas de desigualdade social, assim como a análise da experiência brasileira

    ResponderExcluir
  10. Bem, como o tema inclusão digital, nada melhor que um blog para divulgar outro blog. Esse link abaixo é referente ao blog que vizemos para que todos fiquem ciente do descaso que estamos passando com nosso meio ambiente. Se possivel deem uma passadinha lá para conferir.
    salvearestinga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde me chamo Everson Diego Vasconcelos do 2º período bacharelado (N) e quero mais uma vez comentar deste magnifico autor Pierre Levy que conota que o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação é uma perspectiva histórica de longa duração e a emergência do ciberespaço é a manifestação mais marcante, é apenas uma das dimensões de uma mutação antropológica de grande amplitude.

    ResponderExcluir
  12. Everson Diego a sociedade da informação é caracterizada pelos trabalhadores do conhecimento, no
    qual usam suas habilidades na criação, geração e disseminação de novos conhecimentos. Essa
    sociedade tecnológica e organizada socialmente na geração, no processamento e na
    transmissão da informação, cria a cada dia novas fontes de produtividade demandadas pelo
    mercado por exigência da globalização

    ResponderExcluir
  13. Não é só na China

    Felipe Marra Mendonça 27 de outubro de 2011 às 10:35h

    As liberdades civis continuam a ser cerceadas na Europa. Um tribunal francês ordenou na sexta-feira 14 que os provedores de internet do país bloqueassem imediatamente o acesso ao site Copwatch Nord-Paris I-D-F (http://copwatchnord-idf.org/), criado para permitir que pessoas divulgassem vídeos de abusos cometidos por policiais.

    Reportagem completa no site:
    http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/nao-e-so-na-china

    ResponderExcluir
  14. http://www.youtube.com/watch?v=ncDvFcxc9z
    Sou Everson Diego 2º período Bacharelado e gostaria mostrar esta vídeo redes sociais e mobilizações sociais anti-corrupção no Brasil

    ResponderExcluir
  15. elias 2º período de bacharelado gostaria de postar uma problemática sobre: como confiar no ciberespaço com uma enorme desconfiabilidade de informações inverídicas que se alternam e modificam o" internauta" de forma a tira-lhe sua privacidade?

    ResponderExcluir