quinta-feira, 24 de março de 2011

Programa da Disciplina

IGDEMA-UFAL - Curso de Geografia - Bacharelado e Licenciatura
Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
Docente: Paula Yone Stroh
Ano letivo: 2/2010
EMENTA - A sociologia como ramo do pensamento científico humanista; Indivíduo, sociedade e espécie: sociologia do meio ambiente. Sociedade e espaço: a produção do espaço como processo social, as interconexões da sociologia com a geografia. Globalização, território e sociedade: interconexões globais e locais para a sustentabilidade do mundo.
OBJETIVOS
Objetivo Geral – de acordo com o documento Diretrizes Curriculares para cursos superiores de Geografia – Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001 –disciplina de Sociologia:
· Apresentar a sociologia como ramo do pensamento científico;
· Promover a compreensão da interatividade da realidade social e humana com a realidade natural no processo de produção social do espaço;
· Estimular a compreensão e interpretação das complexas interações das esferas do local e do global;
· Contribuir com a formação da razão crítica para o conhecimento social do espaço geográfico;
· Estimular a utilização dos recursos tecnológicos no processo ativo de aprendizagem.
Objetivos Específicos:
  • Promover a capacidade de identificar e interpretar os principais processos socioespaciais definidores do atual sistema-mundo;
  • Estimular a associação do conhecimento socioespacial local com os fluxos mundiais;
  • Sensibilizar a conscientização à cidadania, desde as esferas locais à esfera planetária;
  • Investir na capacitação de manejo de TICs como veículo de aprendizagem;
  • Promover o diálogo de idéias, mediante interlocução dos trabalhos em grupo, seminários e outros.
Eixo temático - SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI
FUNDAMENTOS
As sociedades humanas desde sempre estiveram dependentes do saber e de técnicas nos processos históricos de transformação do espaço-mundo, de maneira diferente e desigual em cada território. Sociedade, conhecimento e técnica estão intrinsecamente ligados desde os tempos mais remotos das civilizações.
Ao longo do processo civilizatório, o saber e a técnica sempre foram elementos centrais das relações sociedade com a natureza sob o paradigma da dominação desta, com vista à transformação social do espaço e domínio do tempo.
A partir da segunda metade do século XVIII, os pensadores clássicos da “ilustração” ou “Iluminismo”, viram no desenvolvimento da técnica o caminho para liberar o homem do sacrifício do trabalho, libertando –o para fazer evoluir a própria condição humana sob o cultivo ao estético, ao ético, e à espiritualidade necessária para a promoção da paz e da fraternidade humana.
O atual momento da civilização vem sendo chamado de Era Digital, Sociedade da Informação, Sociedade Global da Informação, Pós-modenidade, Sociedade do Risco e outras nomenclaturas. Cada qual sustentada em bases conceituais próprias, as quais obedecem a distintas abordagens teóricas e ideológicas. A despeito das diferenças de perspectivas, o olhar de todas está voltado para o lugar da ciência e tecnologia como condutora central do atual momento histórico da civilização e principal responsável pela veloz mutabilidade que caracteriza o mundo na atualidade. O geógrafo Milton Santos, cunhou a expressão “Meio Técnico-Científico Informacional” para caracterizar os motores da revolução cibernética na sociedade e no espaço do mundo contemporâneo (Santos:1999)
O mundo virtual responde por fusões entre tempo e espaço. As noções de espaço e tempo se fundem em binômio inseparável. Em meio a tantos desastres e catástrofes naturais, cresce a consciência do Homem em relação à sua própria condição humana e da humanidade a qual pertence. Há cerca de 40 anos se propaga a idéia da cidadania planetária em favor da sustentabilidade da própria humanidade.
As tecnologias da informação respondem por transformações nas relações sociais e nos modos de organização da vida em sociedade. Há muito por descobrir e debater se quisermos ir mais fundo na reflexão critica da matéria, sem nos deixarmos aprisionar por clichês e jargões tão exaustivamente repetidos, que nada acrescentam ao conhecimento.
Impossível não enxergar a realidade de que as Tecnologias da Informação e da Comunicação e (TICs) estão alojadas no coração das novas dinâmicas de relações sociais em curso. A sociedade do século XXI será cada vez mais movida por relações sociais tecnologizadas. O homem do século XXI já é e gradativamente será mais e mais tecnológico. O ritmo e a qualidade desse processo repousam nas características das territorialidades de cada lugar do mundo.
Será o homem do porvir mais ou menos solitário? Mais ou menos angustiado? Mais ou menos deprimido? Mais ou menos frágil?
Que necessidades humanas suprem as TICs? E reciprocamente, que necessidades humanas geram as TICs?
Estas serão cada vez mais parte indissociável da vida humana em sociedade. Tal constatação funda o seguinte problema: qual é o lugar da inteligência humana na era digital e da inteligência artificial? São muitas as concepções do que vem a ser Inteligência Humana. Independente disso, sabemos que se trata de uma habilidade humana que não é só psíquica, mas também é cultural e, sobretudo, é essencialmente temporal. Isto é, cada momento da história entendeu de modo diferente o que vem a ser a Inteligência Humana. Daí a perTgunta: qual a inteligência necessária para conviver ativamente nos espaços virtuais, em redes sociais de cooperação na produção de conhecimento e de competição no debate de idéias? Este será o problema do 2º módulo do curso.
A base teórica da reflexão dos novos desafios à inteligência humana na sociedade do ciberespaço tem em Pierre Lévy o principal ponto de apoio conceitual – o conceito de Inteligência Coletiva. Por suas lentes, exploramos compreender como se realiza a interatividade humana no espaço cibernético.
P. Levy dedica atenção especial para a reflexão a respeito da mutação que está se processando na própria relação do humano com o saber. O que é o saber? O que é preciso saber? Qual o saber para um mundo interconectado em fluxos de tempo mais velozes a cada dia, temporalidades instantâneas que diluem as distâncias físico-geográficas? Três constatações referentes ao mundo atual respaldam as reflexões de Levy:
1) pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional serão obsoletas no fim de sua carreira.
2) Na nova natureza do trabalho, a transação de conhecimentos não pára de crescer. Trabalhar equivale cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.
3) O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas:
· a memória (bancos de dados, hipertextos, fichários digitais de todas as ordens),
· a imaginação (simulações),
· a percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais),
· os raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos).
Com base em tais constatações, facilmente confirmadas por um olhar mais atento ao mundo, P. Levy oferece possibilidades de reflexão a respeito da inteligência coletiva capaz de se valer do ciberespaço para participar de relações sociais autoorganizadas, inventivas e vivas.
O mundo não é mais uma abstração, mas algo concreto, visível, audível. Propaga-se a consciência da cidadania planetária, cresce a sensibilidade social para com a sustentabilidade da humanidade. Movimentos sociais chamados “altermundistas” se organizam em redes virtuais. Dentre esses o Fórum Social Mundial será objeto particular de atenção e estudo no módulo 3.
Nessas bases, o curso está organizado em três módulos:
Módulo 1- Sociedade, ciência e tecnologia;
Módulo 2- Sociedade do conhecimento e Inteligência Coletiva
Módulo 3- Sociedade sustentável e Cidadania Planetária.

BIBLIOGRAFIA
a) Básica
· ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa / Portugal : edições 70, 2005.
· IANNI, Octávio. Sociedade global. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999
· LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Rio de Janeiro, Edições Loyola, 1999.
· SANTOS, Milton, A natureza do espaço:espaço e tempo: razão e emoção.São Paulo : Hucitec, 1999)
b) Complementar
· BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2001.
· GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
· BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
· BERGER, Peter e LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2001
· ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro, Zahar, 1994.
· MARTINS, c. b. O que e sociologia. São Paulo: editora brasiliense, 1982.
· MILLS, W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1965.
MÉTODO DE TRABALHO
Aulas expositivas; trabalho em grupo; seminários; debates; pesquisas virtuais e relatórios síntese;
EQUIPES DE TRABALHO
Cada equipe será constituída de, no máximo, 4 pessoas.
RELATÓRIOS DE EQUIPE - NORMAS DE APRESENTAÇÃO:
  • Somente serão aceitos trabalhos digitalizados.
  • Formato: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1 ½ entre linhas
NORMAS DE RECEBIMENTO DE TRABALHOS:
  • Somente serão aceitos na data marcada.
  • Relatórios entregues em data posterior não serão considerados para efeito da avaliação.
AVALIAÇÃO
A) Instrumentos:
  • observação do envolvimento e participação nas atividades, em sala de aula e no ambiente virtual;
  • avaliação individual por escrito;
  • relatórios de pesquisa, em grupo.
B) critérios:
Ø Relatório escrito:
- capacidade de construção da análise e síntese do conteúdo concernente;
- cópias de material coletado não serão consideradas.
Ø Prova escrita individual:
- clareza e objetividade da resposta em relação à pergunta;
- apropriação do conteúdo da pergunta;
- gramática da redação.
Ø Seminários:
- comprometimento pessoal e da equipe com a qualidade do produto;
- demonstração do esforço na preparação;
- capacidade de fomentar o debate.
Ø Ambiente virtual
- Participação


CALENDÁRIO DE TRABALHO
Datas
Atividade
14-16-17/02
Semana “do fera”
21-23-24/02
Introdução ao conteúdo do curso e organização da dinâmica do trabalho.
28/2;
2-3/03
Debate de música de Gilberto Gil: “banda Larga cordel”
14-16-17/03
Projeção do Filme “Rede Social”.
21-23-24/03
Debate com base em relatório individual
28-30-31/03
Módulo 1
Seminário Texto: CORRÊA Cynthia H. Watanabe. Comunidades Virtuais: gerando identidades na Sociedade em Rede.
Disponível em:
Entrega relatório grupo
4-7-8/ 04
Seminário Textos:
a) FRANCISCO Severino.Sociedade da desinformação. Brasília : UNESCO, 2004.
Disponível em:

b) GUERREIRO Evandro P. Cibercity 2003: cidade digital e sociedade em rede
Disponível em:
Entrega relatório grupo
11-12-13/04
Seminário texto: SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com. Brasília: UNESCO, 2003.
Capítulos I a IV
25-27-28/04
Seminário texto: SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com. Brasília: UNESCO, 2003.
Capítulos VI a X

Entrega relatório grupo
2-3-5/05
AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL– AB1
9-11-12/05
Módulo 2
Seminário texto: LEVY, Pierre. A Revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECO. Porto Alegre, nº 9 • dez 1998.
Entrega relatório grupo
16-18-19/05
Seminário texto: MORIN, Edgar. Educação na era planetária. Conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. WWW.sescsp.com.br
Entrega relatório grupo
23-25-26/05
Síntese Módulo 2 e Introdução ao Módulo 3
30/05; 1-2/06
Seminário temático / Fórum Social Mundial –
nota AB2: apresentação oral + relatório escrito
Em equipe
6-8-9/06
Seminário temático / Fórum Social Mundial
13-15-16/06
Reavaliação
20-22/06
Avaliação Final

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